O que é o Calendário Maya?
- thaysaazevedo2
- 9 de jul.
- 4 min de leitura
Atualizado: 30 de jul.
O Calendário Maya é uma ferramenta que me trouxe muito mais consciência sobre o significado da minha existência.
Ao longo de minha vida, eu venho buscando obter mais consciência sobre o significado da existência, sobre o que realmente estamos fazendo aqui. Essas questões existenciais do Ser Humano são latentes para muitos de nós e conforme vamos nos autoconhecendo, temos a chance de ir clareando a nossa visão e nos sentirmos mais presentes e conscientes.
Foi em meio a esta busca que eu conheci a Cosmovisão do povo Maya. Os Mayas foram uma civilização mesoamericana que viveu na Terra há aproximadamente 14 mil anos atrás e é conhecida por possuir conhecimentos muito avançados em áreas como astronomia e matemática.
Desenvolveram calendários próprios mediante a observação dos astros e da natureza, bem como através do uso de seus conhecimentos notáveis em matemática. Atualmente, eles ainda são utilizados por uma parte da população da Guatemala e do México e são objetos de estudo e aprofundamento de muitas pessoas ao redor do mundo.

Cholq'ij, é o nome deste calendário Maya Original que eu trabalho, cujo aprendizado foi me passado pelo professor guatemalenco Taita Juan Carlos, que recebeu esses conhecimentos diretamente de abuelos do Conselho dos Anciões Mayas da Guatemala.
O Cholq'ij se difere do calendário ocidental devido a sua concepção de tempo, pois considera o tempo em formato circular, de forma a possibilitar a observação das repetições de eventos importantes em nossa vida. Para o mundo ocidental, o tempo é linear, ou seja: começou em algum momento e segue continuamente, sem parar. Entretanto, para os Mayas, o tempo é circular. Portanto, um evento que ocorreu no passado se repetirá numa oitava acima da espiral, da mesma forma que acontece com os ciclos da natureza.
Este calendário Maya conta com 260 dias, subdivididos em ciclos de 13 dias.
O objetivo desse estudo é reconectar as pessoas com este tempo natural circular, alinhando as suas ações ao tempo do coração da Terra e do Universo, de forma a sincronizá-las com o Todo. Como consequência, cada ser humano vai caminhando em direção ao mais belo e elevado que existe dentro de si, tornando-se mais pleno, consciente de sua origem, sacralidade e propósito no mundo. Assim, poderão viver uma vida com mais autenticidade, liberdade, saúde, prosperidade e boas relações.
O que é a Cruz Maya e como o calendário Maya pode me beneficiar?
Segundo o Cholq'ij, Calendário Maya Originário, cada pessoa que nasce na Terra vem para realizar um projeto de vida, que é a sua existência: desde o momento em que ela nasce até o momento em que ela morre.
A leitura da Cruz Maya baseada na data de seu nascimento evidencia o seu nagual e, por conseguinte, um mapa de naguais vinculados ao seu principal, que juntos representam a Cruz do seu Projeto de Vida.
O nagual é formado por um número e por um nome. Por exemplo: 5 Toj.
O número é baseado nas fases de desenvolvimento do ser humano na Terra. Desde a hora em que ele está na barriga de sua mãe até o momento em que ele transcende. São 13 a quantidade de números. Portanto, 13 etapas do desenvolvimento do ser humano. Cada número está também correlacionado a um nome. Por exemplo: 5 está correlacionado a Imox.
O nome é baseado nas fases de desenvolvimento da criação do universo. Desde o momento em que o universo era uma centelha de ideia, até o momento em que ele se realiza em si mesmo. São 20 a quantidade de nomes. Portanto, 20 etapas / características / qualidades do desenvolvimento do Universo.
Voltando ao exemplo: TOJ é a generosidade divina. O momento em que o universo se coloca entregue ao servir, ao serviço de forma generosa. 5 é o pertencimento, a estrutura ancestral. Logo, em essência e de forma muito resumida, uma pessoa que nasceu num dia 5 TOJ, veio à Terra para experienciar a entrega total ao serviço, a partir da sua conexão com a Fonte Criadora, ancorada numa inteligência antiga que passa através de sua estrutura ancestral.
E durante a sessão de leitura de sua Cruz Maya, baseada no aprofundamento de seu nagual, a pessoa vai compreendendo quais os seus dons e virtudes, características e potenciais, assim como os seus desafios nesta vida. A leitura da Cruz Maya baseada no seu nagual de nascimento, te ajudará a tomar consciência sobre qual é a natureza e o potencial de sua existência na Terra (ao que e para que você está aqui), como você cresce e se desenvolve ao longo de sua existência, de que forma você obtém êxito / sucesso em seu projeto de vida e qual é o legado que você veio deixar no mundo.
Há também uma outra versão da leitura da Cruz Maya que dá a possibilidade de você compreender quais as tendências para o ano que você está vivendo a partir da data do seu aniversário. Eu chamo esta leitura de Cruz de seu nagualversário. Com base no ano de seu aniversário atual e no seguinte, você conseguirá compreender a essência do ano em questão e para onde você está caminhando, com quais energias, atributos ou características você estará lidando, como crescer e se desenvolver ao longo deste ano, como ter um ano de realizações e qual legado este ano em questão precisa deixar para o próximo ano que vai entrar. Essas informações são como códigos que vão despertando as suas células para que possa se relembrar de quem você verdadeiramente É. Elas falam com a sua alma. Cada pessoa que recebe essa leitura, sai dela com uma sensação de despertar, de ter conseguido compreender o significado de sua existência desde o âmago do seu SER.
A leitura da Cruz Maya de nascimento e do nagualversário estão inseridas dentro da minha mentoria Liberte a Sua Natureza Interior, que te auxilia no resgate desta sua natureza autêntica para que imbuída de sua força interior, você possa se libertar e deixar o seu brilho voltar a iluminar a vida dentro e fora de você. Vamos nessa?
Comentários